6 dicas para encontrar ótimas parcerias em logística empresarial

6 minutos para ler

A sua empresa tem boas parcerias em logística? Em um mercado cada dia mais competitivo, é fundamental contar com o apoio de outros empreendimentos para unir forças e obter melhores resultados. Contudo, se essa escolha não for bem feita, o que seria uma vantagem pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça.

Quer saber como escolher parceiras que vão agregar valor ao seu negócio? Confira as dicas que listei neste artigo!

1. Faça várias cotações e contatos

Para começar, não cometa o erro de confiar no primeiro proponente. Ao final, pode até ser que se mostre uma ótima opção, mas você só terá certeza disso após compará-lo com outros concorrentes. Então, antes de fechar uma parceria, faça um levantamento com pelo menos 3 empresas diferentes.

Além de ser uma excelente forma de conhecer melhor as oportunidades disponíveis no mercado, essa busca mostra aos pretendentes que eles vão precisar de esforço e comprometimento para chegarem a um acordo. Acima de tudo, eles verão o profissionalismo e a seriedade da sua proposta e o quanto ela pode ser benéfica para ambos.

2. Verifique o histórico dos futuros parceiros

Ainda durante o levantamento das possíveis parcerias em logística, pesquise o histórico de cada empresa e dê a devida atenção aos itens a seguir.

Experiência de mercado

O setor de logística passa por muitas renovações à medida em que a tecnologia avança. Entretanto, as empresas que estão no mercado há mais tempo, contam com uma experiência que não dá para ser aprendida em livros ou em sala de aula. A vivência de mercado é um diferencial importante na hora de encontrar um bom parceiro.

Todo esse conhecimento adquirido aumenta a confiança na relação, afinal trata-se de uma organização que já passou por diferentes situações e segue firme com o negócio. Inclusive, como empresário, você pode aprender muito mais convivendo com parceiros mais experientes e aproveitar para evoluir seu lado gerencial.

Reputação da marca

A reputação da marca no mercado diz muito sobre a relação de uma empresa com clientes e fornecedores. Pesquise sobre os resultados financeiros da empresa, veja como ela se comporta na internet, em seu site e redes sociais. Perceba a imagem que ela passa a todos e pense se ela é positiva ou negativa em relação ao seu negócio.

Se a sua empresa é conhecida como a melhor em atendimento e qualidade, não é recomendado estabelecer parceria com uma marca conhecida pela falta de cuidado nas entregas, por exemplo. Lembre-se que os serviços prestados pela transportadora são associados à marca da sua empresa na mente do cliente.

Percepção dos atuais parceiros e clientes

Esse olhar resume bem tudo o que precisa ser analisado. Quando investigamos a reputação de uma empresa, as visões de clientes e parceiros são as mais importantes a serem consideradas. São eles que convivem diariamente com a empresa e presenciam as situações boas e ruins que acontecem.

Por isso, entre em contato com algumas dessas pessoas e pergunte como é o relacionamento com a empresa em questão. Veja se existe uma recorrência de problemas e como ela lida com cada um deles. Verifique o nível de satisfação com a gestão logística e anote os pontos levantados de forma imparcial.

3. Prefira empresas com uma cultura alinhada à sua

A cultura organizacional tem merecido mais destaque nas relações comerciais da atualidade. Se antes esse era um fator interno, hoje é algo que transpõe os muros da empresa e reflete nos resultados que ela apresenta ao mercado. Na hora de avaliar uma possível parceria, ela também precisa ser considerada.

Imagine que na sua empresa um valor muito forte seja a compreensão e ajuda ao cliente. Se acontece uma situação inesperada em que seja preciso ignorar alguns protocolos para atender uma demanda específica, as parcerias em logística precisam estar alinhadas para lidar com os casos pontuais de acordo com as diretrizes da sua empresa para não gerar problemas e insatisfações em seu cliente e em seus funcionários.

4. Mantenha um bom relacionamento com os parceiros

O conceito de parceria pode ser traduzido para a relação entre duas pessoas ou empresas para uma ajuda mútua. Isso quer dizer que os dois lados precisam perceber vantagem nessa associação. O bom relacionamento, além de ser algo que torna o dia a dia mais agradável, é um reflexo da saúde do acordo.

Mantendo um diálogo aberto e expectativas sempre alinhadas, fica muito mais fácil encontrar a concordância em assuntos mais delicados. Quanto mais forte é a parceria, mais ideias novas vão surgindo e melhores resultados são obtidos. É um trabalho conjunto que promove o crescimento e a evolução de todos os envolvidos.

5. Defina os objetivos de cada parceria

Outro ponto muito importante é definir quais serão os objetivos de cada parceria firmada. Muitas vezes, durante um momento de empolgação, os empresários estabelecem acordos genéricos que não agregam valor ao negócio. O ideal é determinar quais são os objetivos de médio e longo prazos da empresa e quais as parcerias serão fundamentais para alcançá-los.

Além do direcionamento, essa estratégia ajuda a organizar melhor a rede de parceiros e a evitar aumento nos custos, conflitos e concorrências mais diretas. A sua empresa pode ajudar cada parceiro ao mesmo tempo em que se beneficia de seus serviços.

6. Busque por empresas de sucesso no mercado

Por fim, dê prioridade às empresas que já sejam conhecidas e reconhecidas no mercado. Em geral, elas contam com um histórico mais completo e desenvolvido, pelo qual é possível conhecer bem a sua linha de atuação. Diante da concorrência acirrada, as marcas de destaque são aquelas que têm qualidade e, por isso, merecem um voto de confiança.

As parcerias em logísticas são fundamentais para fortalecer a sua empresa e proporcionar o seu crescimento no mercado. Seguindo as dicas deste artigo, você conseguirá encontrar empreendimentos estratégicos para o seu negócio que vão agregar valor para os seus clientes. Então, não deixe de tomar os devidos cuidados e conte com os parceiros certos para alcançar o sucesso.

Gostou das dicas? Que tal conferir mais algumas que vão ajudar você a aprimorar a gestão logística na sua empresa? Veja neste outro artigo quais as vantagens e como fazer a terceirização da logística.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-