Conheça 6 vantagens do transporte aéreo de cargas

6 minutos para ler

Entre os principais modais, o transporte aéreo de carga é um dos que se mostram mais interessantes. Essa possibilidade precisa sempre ser avaliada pelo gestor logístico de uma empresa. Cada negócio tem uma necessidade e o envio aéreo deve sempre ser considerado como uma alternativa bastante eficaz.

Driblar os problemas nas estradas e rodovias é uma busca constante. A possibilidade de atrasos e roubos é real e pode ter impactos negativos para as empresas. Fugir desses e de outros percalços é possível escolhendo uma alternativa em que há melhor manuseio com a carga e agilidade na entrega.

Neste post você entenderá como o transporte aéreo se destaca entre outros modais. Confira suas 7 principais vantagens e entenda porque sempre considerá-lo!

1. Agilidade no transporte

É indiscutível e fácil de entender: o transporte aéreo é o mais veloz, isso em qualquer modalidade. Se tratando de entrega de volumes, é possível aproveitar esse menor tempo entre as etapas logísticas. Em território nacional, por exemplo, é possível completar a entrega no mesmo dia, considerando todas as etapas.

Essa agilidade, naturalmente, tem um custo para as empresas. Em contrapartida, a certeza de ter um volume entregue no menor tempo possível tem consequências muito positivas. Em casos de urgência, essa é sem dúvida a melhor saída. Além disso, o transporte aéreo aumenta muito a competitividade do negócio.

Entregas rápidas são capazes de colocar uma empresa em posição de destaque no negócio. A logística aérea é a oportunidade de conseguir tornar-se referência.

2. Maior eficiência na entrega

Em uma análise geral, a entrega aérea representa o mais alto nível de eficiência em um sistema logístico. São poucas as restrições de produtos, por exemplo, que não podem embarcar em um avião. Com as devidas especificações e cuidados, qualquer volume pode ser transportado entre cidades e países no menor tempo possível.

Um dos principais fatores que trazem destaque para o transporte aéreo é a certeza e a credibilidade em torno do serviço que está sendo contratado. As chances de algum problema com os volumes acontecerem são pequenas, até porque a logística de saída de voos é grande, o que garante um modal que funciona regularmente.

Essa eficiência é o que muitas companhias buscam na hora de confiar suas demandas logísticas a um provedor. Pelos ares, a certeza de eficácia é muito maior por conta de segurança, planejamento e agilidade!

3. Segurança em todas os sentidos

A segurança é um ponto de grande importância quando o assunto são modais logísticos. Não é segredo, por exemplo, que o transporte terrestre tem enfrentado a criminalidade e gerado grandes prejuízos às empresas de todo o Brasil. Além disso, há problemas com estradas e a falta de investimentos nos grandes trajetos do país.

Confiar um volume importante a uma logística aérea é a melhor alternativa para ter a garantia de que ele chegará da melhor forma ao destino. Os procedimentos de segurança são amplos, sempre passando por um controle rigoroso. Isso traz a confiança necessária que companhias precisam para delegar suas entregas.

Além disso, estamos falando de aviões, simplesmente o tipo de transporte mais seguro do mundo. Entregar por meio de caminhos aéreos dá toda a tranquilidade que gerentes de logística precisam para trabalhar.

4. Maior cuidado com a carga

Um dos grandes problemas enfrentados na maioria dos serviços de logística é a falta de cuidado com a carga. Por mais que os fretes sejam caros, o serviço oferecido não faz jus a isso, o que muitas vezes gera consequências. Em alguns casos, produtos frágeis precisam também de parâmetros de transporte mais rígidos.

O transporte aéreo é o que mais tem regras de manuseio e de gestão bem definidas com a proposta de preservar o volume das empresas. Mesmo em meio a tantas cargas de diferentes especificidades, não faltam práticas adequadas e que resultam em produtos conservados e chegando sem nenhuma avaria ao destinatário.

A longo prazo isso significa menos prejuízos e despesas originárias de danos, extravios e perdas de volumes. Nesse cenário a empresa consegue também ter mais credibilidade no mercado.

5. Acesso a áreas remotas

As barreiras naturais sempre estarão à frente da logística, mas é papel de gestores encontrar a melhor alternativa para vencê-las. O transporte aéreo é, definitivamente, uma das saídas mais eficazes para que áreas remotas sejam acessadas. Nem sempre é possível usar o mar ou as estradas para chegar a determinadas regiões.

Considerando um país extenso como o Brasil, é fundamental ter como estratégia a possibilidade de levar produtos a qualquer lugar. Toda essa amplitude geográfica pode gerar dificuldades, principalmente por conta das grandes distâncias e áreas com pouca infraestrutura logística.

O transporte aéreo é a melhor saída para vencer essas barreiras e a distância. Os aviões têm fácil acesso a essas áreas, desde que haja aeroportos para a carga e a descarga dos volumes.

6. Fácil rastreamento da carga

O rastreio é um mecanismo de grande importância na logística, trazendo mais segurança e certeza de informações tanto para destinatários quanto remetentes. No modal aéreo, esses dados de deslocamento são oferecidos de maneira ainda mais fácil, graças aos procedimentos desse tipo de transporte.

Aeronaves precisam se comunicar com centrais de comando o tempo todo e, a cada ponto de parada ou partida, as informações são aproveitadas para informar o rastreamento da carga. Isso torna o acompanhamento bem mais eficiente do que outros modais, como o marítimo ou ferroviário.

Do despacho até a chegada na região de entrega, toda mudança de status é informada automaticamente no código registrado desse volume. Todas as partes envolvidas no processo se mantêm atualizadas e isso gera uma relação de confiança melhor.

Mesmo com todas essas vantagens apresentadas pelo transporte aéreo, cabe a gestores identificarem se o modal é a melhor alternativa para a empresa. Avaliar possíveis contras também se torna importante, mesmo com tantos prós. Isso garante o máximo de eficácia no processo logístico.

Outros profissionais da área podem aproveitar este conteúdo! Compartilhe o post em suas redes sociais para que eles vejam.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-