Logística 4.0: entenda o que é e quais os seus benefícios

6 minutos para ler

Seguindo as mesmas tendências e avanços tecnológicos que reformularam a indústria na era digital, a logística 4.0 já é uma realidade do mundo moderno e representa uma nova fase do setor de distribuição. O conceito é extremamente ligado a tecnologias, sistemas, métodos e princípios que conseguem atender aos requisitos de velocidade, eficiência, redução de custos e informações impostos pela indústria 4.0.

Mas apesar de o termo já ser bem conhecido e debatido nos dias de hoje, ainda é comum encontrar empresas que insistem em processos obsoletos, tecnologias ultrapassadas e metodologias que já não cabem mais investir no mercado. Se sua empresa não quer fazer parte desse cenário e perder competitividade, não deixe de ler o texto até o fim e conhecer um pouco mais sobre a logística 4.0 e os seus benefícios. Vamos começar?

Afinal, o que define a logística 4.0?

A logística 4.0 é uma expressão que surgiu após a onda da indústria 4.0. O setor industrial, desde sempre, focou em produções de larga escala e com estoques enormes, com o intuito de sempre manter itens disponíveis para cumprir as demandas sem riscos de faltas.

Com o avanço da tecnologia, esse modelo passou a ser repensado! Afinal, hoje, essas produções são focadas muito mais na experiência do cliente, com itens personalizados e com volumes mais enxutos. Com isso, a logística 4.0, naturalmente, foi ganhando espaço dentro desse conceito, já que a cadeia de suprimentos sempre foi fator fundamental e precisava acompanhar esses mesmos avanços.

Dessa forma, a logística 4.0 possibilita usar ferramentas tecnológicas e métodos que permitam otimizar os processos, reduzir o consumo e os custos operacionais, aumentar a produtividade, melhorar todas as etapas do supply chain e agilizar as entregas.

Como consequência, as empresas passaram a investir em novas tecnologias, a focar na experiência do cliente e terceirizar sua logística, abrindo mão, cada vez mais, daqueles imensos centros de distribuição, estoques enormes e de uma frota própria.

O que muda com a logística 4.0?

Esse conceito não é apenas uma tendência, mas se torna uma necessidade para manter a empresa competitiva! Hoje, já vemos exemplos práticos de como a tecnologia vem revolucionando o setor e como as grandes corporações já investem em métodos que, até pouco tempo, seriam inimagináveis.

A Amazon, por exemplo, já patenteou o que chama de “entrega antecipada“, no qual os pedidos já são carregados no caminhão, antes mesmo do cliente finalizar a compra. Isso é possível graças a uma combinação de informações, dados e históricos de compras das pessoas, que ajuda a empresa a entender melhor o perfil de cada pessoa.

Outro exemplo recente são os testes do Uber Eats, que começou a usar drones inteligentes para levar os pedidos dos restaurantes até os motoristas mais próximos.

Enfim, esses casos servem para mostrar como a tecnologia avança no setor e “revoluciona” o mercado como um todo, tornando praticamente obrigatório que as empresas acompanhem essas mudanças. Caso contrário, estarão fadadas a processos obsoletos, atrasos, reclamações e perda de clientes.

Quais são os principais benefícios da logística 4.0?

Redução na perda de carga

Perdas na logística são sempre uma preocupação e um desafio para o gestor. Fatores básicos na armazenagem, como controle de datas de validade e os lotes de produção, por exemplo, são fundamentais para garantir uma boa gestão de estoques. Perder itens por esses motivos é um sinal de que falta controle e organização na empresa.

Apesar disso, sabemos que não se trata de uma tarefa fácil e simples. Porém, levando em consideração o conceito de logística 4.0, podemos afirmar que, pelo menos, reduzir essas perdas é muito mais viável com o uso de tecnologias, como códigos de barras, um bom WMS e sistemas específicos de armazenagem.

Melhora na análise de dados

Indiscutivelmente, a tecnologia permitiu gerar e mensurar informações, dados e números de uma forma muito mais fácil que tempos atrás. Na logística não seria diferente! Graças aos softwares de gestão e dashboards, o gestor consegue ter uma visão muito mais ampla, detalhada e dinâmica para tomar suas decisões, criar seus KPIs, gerar relatórios e gráficos, e trabalhar melhor as suas estratégias.

Redução de custos

Reduzir custo também é um desafio de toda empresa de logística. Afinal, qualquer que seja a operação, sempre haverão gastos embutidos e controlá-los torna-se primordial. A logística 4.0, com seus avanços tecnológicos, garante uma gestão de custos muito mais eficiente em diversas etapas do supply chain.

Por exemplo, um armazém que investe em sistemas de picking automatizados, certamente, economizará tempo e gastos com empilhadeiras e funcionários para separar os pedidos. Uma empresa que conta com um parceiro de entrega, que elabora um plano de roteirização e monitoramento da carga, com certeza, também vai aproveitar melhor a capacidade de suas entregas, consequentemente, reduzindo seus custos operacionais. Enfim, há uma infinidade de vantagens e benefícios que a logística 4.0 proporciona para a gestão de custos.

Melhoria no atendimento

Como dissemos, a logística 4.0 não se trata apenas de uma tendência e avanços tecnológicos para otimizar os processos das empresas. É também uma estratégia de competitividade e permite oferecer experiências diferenciadas ao cliente. Hoje, o consumidor consegue “resolver” sua vida a partir de seu smartphone, como pedir taxi, comida, pagar contas, fazer compras etc.

Essa mesma ferramenta também é utilizada para dar um suporte e oferecer atendimentos cada vez mais personalizados às empresas de logística. Por exemplo, o rastreamento de cargas possibilita informar previsões e posições muito mais exatas para suas entregas. A roteirização permite estudar preços e prazos mais vantajosos. Sistemas de bloqueio via satélite garantem mais segurança e confiança.

Enfim, há uma série de benefícios que o conceito de logística 4.0 proporciona às empresas. Não há dúvidas que a tecnologia, cada vez mais, se faz presente nas rotinas de distribuição, e acompanhá-la se torna uma necessidade de competitividade no mercado. Portanto, para se destacar e aumentar a sua participação, invista em ferramentas e soluções modernas, crie parcerias estratégicas e sempre se atualize das novidades do setor.

Gostou do post? Se quiser ficar por dentro de outras dicas e informações do setor logístico, não deixe de seguir nossa página no Facebook e nosso Instagram para não perder as próximas atualizações.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-