Gestão em logística: confira 5 dicas para ser mais eficiente

6 minutos para ler

Um bom trabalho de gestão em logística está ligado a práticas que tornam a execução mais eficiente. Quem está à frente da operação sabe como é importante buscar essa melhoria e otimização, por isso o desenvolvimento não pode parar. Desde os processos atuais até a relação com o fornecedor, tudo precisa ser avaliado, já que assim é possível identificar possíveis pontos de otimização.

Vamos ajudar você a entender alguns caminhos que vão resultar na maior eficácia da gestão da logística da sua empresa. Para isso, confira algumas dicas sobre processos, aplicação de tecnologia, parcerias e acompanhamento dos resultados, por meio de 5 dicas valiosas!

1. Investir em tecnologia e inovação

Não é nenhuma novidade que a tecnologia já é indispensável à logística nos dias atuais. Um ponto fundamental é entender como as soluções podem auxiliar a operação da sua empresa. Hoje, um sistema de gestão é indispensável, já que ele dá suporte ao acompanhamento e a execução de demandas em todas as etapas do supply chain. É fundamental digitalizar o controle da operação e da gestão logística.

Outro ponto de destaque que deve ser valorizado é a cultura da inovação. Grandes empresas estão sempre precisando reinventar práticas e processos, quando o assunto é logística. A inovação é o que fará o seu negócio estar sempre à frente dos concorrentes, destacando-se no mercado e chegando ao máximo de eficácia. Para isso, a cultura de inovação deve ser estimulada no ambiente de trabalho.

Ao implementar soluções tecnológicas e estimular a criatividade e inovação, a gestão em logística está pronta para os melhores resultados, sempre mantendo-se como líder de mercado.

2. Estabelecer boas parcerias de negócio

Fornecedores competentes são valiosos no mercado, afinal, sem eles a operação fica prejudicada! Com esse tipo de empresa, a relação deve ser a melhor possível, já que o papel dela é totalmente estratégico. Se a sua operação depende de uma outra empresa fornecedora, a confiabilidade deve estar em alto nível. Por isso, buscar os melhores parceiros de negócio é parte fundamental da otimização da sua gestão logística.

Quando falamos em parceria, significa a busca por um fornecedor contínuo, ou seja, que mantenha o suporte à sua operação a longo prazo. Na prática, os dois lados saem ganhando: sua empresa conta com um parceiro confiável e qualificado, enquanto o outro lado tem a certeza de um contrato benéfico e rentável por bastante tempo, o que significa melhor previsão de lucros e fortalecimento econômico.

Gestores devem estar sempre em busca de bons parceiros que negociem prazos, valores, sejam comprometidos com a entrega do serviço ou do produto e que tenham qualidade no trabalho.

3. Fazer uma gestão ampla da cadeia de supply chain

Composta por diversas etapas importantes, a cadeia de supply chain precisa ser acompanhada de perto, em cada uma dessas fases do trabalho logístico. A gestão em logística revela grandes desafios justamente por essa quantidade de etapas do trabalho que precisa ser controlada e, acredite, todas devem ter suporte completo e dedicado! Você só terá eficácia nos resultados se for capaz de gerir cada fase logística.

Aqui, mais uma vez, é clara a importância da digitalização da operação. Como controlar tantas etapas da cadeia de supply chain sem o suporte de um sistema? O apoio desse software permite, dentro de apenas um ambiente digital, entender como está o status de cada uma das etapas do trabalho, se comunicando com todos os profissionais responsáveis pela execução delas. Tudo isso de qualquer lugar, a qualquer hora.

Ao ter esse controle completo da cadeia, o gestor pode garantir que tudo está se desenvolvendo com eficiência dentro do esperado. Dentro desse cenário, as chances de bons resultados crescem muito!

4. Avaliar e otimizar processos continuamente

O acompanhamento dos resultados é o que garante a eficácia da gestão em logística. Primeiramente, para entender o que precisa melhorar, é necessário avaliar os números. Eles vão traduzir em qual nível estão os processos e as práticas da empresa. A partir disso será possível entender o quanto mudanças devem ser feitas. Uma vez realizadas, o acompanhamento é parte do processo e deve ser feito continuamente.

Essa avaliação constante é o que permitirá que o gestor entenda se ainda é necessário fazer mudanças para otimizar os resultados. Os processos devem estar sempre sob avaliação, pois só assim eles estarão funcionando bem e de forma estratégica, ou seja, entregando à logística da empresa exatamente o que ela precisa para funcionar bem.

Para isso, os sistemas de apoio podem oferecer um bom suporte de gestão. Eles trazem as métricas relacionadas ao desempenho da empresa e, a partir de análises contínuas, gestores conseguem entender quais processos funcionam bem e quais devem melhorar.

5. Estabelecer e mensurar os indicadores de desempenho

Ainda falando sobre essas métricas, uma questão que tem grande influência é quais delas serão observadas. Números só têm relevância quando traduzem questões importantes para a empresa, como, por exemplo, o tempo de preparo de um produto antes do despacho. O primeiro passo é definir quais números deverão ser observados e como eles trarão percepções estratégicas sobre a logística da empresa.

Após isso, os indicadores de desempenho são definidos. São réguas de mensuração dentro de cada uma dessas métricas, ou seja, a empresa poderá observar se os números estão abaixo, dentro do esperado ou até mesmo acima do que é o ideal. Os indicadores ajudam nesse acompanhamento a longo prazo, destacando os resultados que mais interessam à empresa e os aproximando de quem cuida da gestão em logística.

A mensuração deve acontecer continuamente. Quanto maior for essa frequência, mais a empresa estará pronta para agir a tempo quando perceber que determinados processos não estão funcionando bem.

Estabelecer processos que se adaptam bem à realidade da empresa é um trabalho fundamental. Eles serão a garantia de que a gestão em logística será executada de maneira competente, trazendo a eficácia máxima para o negócio e proporcionando os resultados que todos esperam!

Gostou deste conteúdo e tem interesse em ler outros posts como este? Assine nossa newsletter e você receberá todos diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-