Planejamento logístico: saiba o que é e como aplicar no seu negócio

planejamento logístico
6 minutos para ler

Como anda o planejamento logístico na sua empresa? Essa deve ser uma preocupação constante em negócios que envolvem a produção ou distribuição de produtos. Quando pensamos na área da saúde, o assunto se torna ainda mais relevante. Basta lembrar que, em alguns casos, uma entrega no prazo pode ser uma questão de vida ou morte.

Mas, afinal, o que faz de um planejamento algo vantajoso para a empresa e como implementá-lo de forma adequada? É o que você vai descobrir neste artigo. Veja a importância dessa ferramenta para a gestão do seu negócio e confira dicas valiosas para alcançar todos esses benefícios.

O que é planejamento logístico?

O planejamento logístico nada mais é do que uma série de medidas que o gestor responsável deve tomar para tornar todo o processo mais produtivo e adequado. Em outras palavras, ele envolve a adoção de medidas que tornam as entregas mais eficientes, respeitando os prazos acordados e garantindo a qualidade e cuidado necessários durante o transporte.

Por que ele é tão importante para o negócio?

Imagine que você tenha comprado algo pela internet e seu produto chegue atrasado e com alguma avaria. Você não ficará satisfeito com a empresa da qual adquiriu esse produto, mesmo sabendo que os problemas não foram causados por ela. Afinal, ela pode ter despachado os produtos com antecedência e em perfeito estado, mas isso não fará a menor diferença na experiência que você recebeu ao final.

Sendo assim, como fornecedor, o seu papel é garantir que os produtos cheguem ao seu destino em excelentes condições, mesmo após sair da sua posse. Isso proporciona benefícios importantes ao negócio, dos quais destacaremos alguns a seguir.

Ajuda a otimizar a gestão da produção

Quando a sua logística é bem planejada, toda a linha de produção entra em uma sintonia perfeita. As matérias primas são adquiridas na quantidade e no momento certo, o processo de fabricação segue um fluxo linear e ininterrupto e os estoques se mantêm em níveis controlados. Consequentemente, há uma redução nos custos, nos desperdícios e nas ocorrências de falta de um determinado item.

Garante o cumprimento dos prazos acordados com os clientes

Ao pensarmos em logística, um dos indicadores mais importantes é o prazo. Na área da saúde, ele ganha um peso maior, pois estamos falando de produtos que podem salvar vidas. Por meio do planejamento logístico, a sua empresa se prepara adequadamente para atender a cada tipo de demanda, desde as rotineiras até as emergenciais. Todos os profissionais e parceiros envolvidos sabem o que devem fazer e isso poupa tempo e esforços.

Melhora o relacionamento com clientes e fornecedores

Apesar do foco maior de uma empresa ser em relação aos clientes, é fundamental ter em mente que os fornecedores são parceiros importantes para o negócio. Mantendo um bom relacionamento com eles, os serviços serão melhor prestados e isso refletirá na qualidade percebida pelo consumidor. Se todas as ações já são pré-definidas entre as partes, essa relação se dá de forma mais tranquila e saudável.

Como implementar um bom planejamento logístico?

Para obter todas essas vantagens, é preciso acertar na elaboração de um bom planejamento logístico. Entre os pontos a serem considerados, listei os mais importantes para você seguir e garantir uma boa base. Confira.

Conte com os fornecedores certos

A escolha dos fornecedores tem um papel essencial no sucesso do seu planejamento logístico. Eles devem estar alinhados com a proposta de valor da sua empresa, prestando serviços de qualidade e confiança. Crie parcerias fortes e saudáveis com eles, encontre formas de obter ganhos para ambos os lados.

Dessa forma, todos trabalham juntos, aplicando esforços em uma mesma direção. Sempre que houver uma situação que fuja à regra, você saberá que pode contar com o apoio, a compreensão e a ajuda dos seus parceiros para manter a boa imagem da empresa no mercado e seguir atendendo os clientes com qualidade.

Disponha de soluções de transporte de qualidade

Ainda relacionado à escolha dos fornecedores, é importante lembrar que alguns produtos podem demandar o uso de soluções de transporte diferenciadas. Elas podem envolver a manutenção de um resfriamento, uma urgência maior que a habitual ou mesmo o uso de opções multimodais. Liste suas necessidades e basei-se nelas.

Priorize o cumprimento dos prazos

O prazo de entrega é um acordo que a sua empresa faz com cada cliente, é o mínimo que ele espera de você. O cumprimento desse ponto faz parte da base para a construção de um relacionamento de confiança. Cada atraso é como a quebra de um tijolo dessa base, a recorrência em algum momento pode ruir com todo o restante.

Por isso, tenha bastante cuidado na hora de definir seus prazos. Pense em cada ponto que possa influenciar nesse cálculo e preveja uma margem de segurança para imprevistos. Seus clientes gostarão mais de ter os produtos com antecedência do que com atraso.

Defina e acompanhe indicadores de performance

A principal dica para garantir que todos os cuidados que você tem tomado estão surtindo os efeitos desejados, é medir. Estabeleça indicadores para seu planejamento e mantenha uma rotina de acompanhamento. Alguns tipos de métricas são essenciais, tais como:

  • percentual de entregas no prazo;
  • quantidade de entregas realizadas;
  • percentual de devoluções;
  • nível de satisfação com fornecedores.

Outras questões podem ser analisadas, conforme as demandas de cada empresa. O mais importante é verificar se os clientes estão sendo bem atendidos e se os parceiros estão conseguindo cumprir com a parte deles dos acordos firmados. Ao notar qualquer desvio, trace um plano de ação para corrigir os problemas.

Como você pôde notar, o planejamento logístico é essencial para manter a qualidade e a confiabilidade da sua empresa no mercado. Ele permite um controle maior sobre as atividades cotidianas e prepara os seus funcionários e fornecedores para lidarem com situações imprevistas. É a melhor forma de fidelizar seus clientes e proporcionar o crescimento do seu negócio.

Gostou deste artigo? Mantenha-se sempre atualizado sobre o universo da gestão logística e torne-se um administrador ainda melhor. Assine nossa newsletter e receba conteúdos como este em seu e-mail.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-