Por que é importante realizar o rastreamento de cargas? Saiba aqui!

6 minutos para ler

O rastreamento de cargas é uma tecnologia já considerada fundamental e indispensável às transportadoras atualmente. Elas ajudam equipes de logística a terem a posição exata de seus veículos durante o trajeto de uma entrega, o que evita erros estratégicos, além de dar mais segurança ao motorista.

Hoje, o rastreamento é uma importante ferramenta tanto para quem está nas ruas quanto para quem faz o controle logístico a partir da central. Por isso, mostraremos um pouco mais sobre esse recurso e como ele pode ajudar os gerentes logísticos! Saiba mais como funciona e quais vantagens ele proporciona no cotidiano.

Entenda como funciona o rastreamento de cargas

A tecnologia de rastreamento não é nenhuma novidade nos dias de hoje. Ela já é usada inclusive em carros particulares, como mecanismo de segurança. Na logística, o suporte que esse mecanismo traz é ainda mais importante.

A grande demanda de entregas faz com que seja necessário um controle mais rigoroso da atividade dos motoristas nas ruas. Isso confere mais segurança, agilidade e a garantia do cumprimento do planejamento logístico.

Esse recurso tecnológico funciona de forma simples no acompanhamento e na segurança do trajeto. Por oferecer esse suporte em dois pilares tão importantes na logística, o mecanismo de rastreamento ajuda as empresas a crescerem e se tornarem cada vez mais competitivas nesse segmento.

Monitoramento via satélite com tecnologia de ponta

A possibilidade de rastrear traz, em primeiro lugar, a função de rastreamento dos veículos que estão nas ruas em entrega. Funciona de forma simples: nos carros e caminhões, um dispositivo é conectado e passa a se comunicar com a central de comando. Ele emite, via satélite, informações relacionadas à localização.

Da central de controle logístico é possível, em tempo real, saber por quais caminhos os automóveis estão se locomovendo. Isso traz mais segurança à gestão logística, uma vez que qualquer atitude fora da conduta esperada pode ser detectada o mais rápido possível.

O motorista, por exemplo, pode buscar rotas alternativas sem comunicar à central. Com o monitoramento de cargas isso será detectado e rapidamente o contato é feito, indicando o melhor a ser feito. Assim, tanto motorista quanto central mantêm um bom diálogo, seguindo o planejamento desenvolvido.

Frota rastreada e com dispositivo de bloqueio

O rastreamento também tem importante função na segurança das cargas transportadas. Seja em zonas urbanas, seja em estradas e rodovias, o risco de roubo é iminente, e saber a posição exata do veículo é fundamental.

Além disso, o avanço dos recursos tecnológicos permitiu que os dispositivos de rastreamento de cargas se alinhassem com mecanismos de bloqueio de veículos. Sendo assim, ao detectar um possível roubo, a central de comando pode acionar essa função, então o carro para de funcionar.

O motorista também é muito útil em acontecimentos desse tipo. Com uma comunicação rápida e segura ele também pode informar o roubo da carga, e então solicitar que a central dispare o comando de bloqueio do veículo.

Confira as principais vantagens do rastreamento de carga

Ter um sistema de rastreamento de carga instalado na frota é um ganho significativo para as estratégias logísticas de uma empresa. Segurança, agilidade e um serviço de qualidade são as melhores respostas que ele entrega. A seguir, confira as principais vantagens de contar com essa tecnologia!

Dinamismo na realização das entregas

Estar nas ruas não é fácil e requer muita agilidade e dinamismo na tomada de decisões. Para isso, motoristas dependem de uma boa comunicação com a central logística, que pode o orientar diante de situações de dificuldade.

Ao perceber que o veículo está em um caminho com alto tráfego ou em uma rota ruim, a equipe de logística pode automaticamente entrar em contato com o motorista. Assim, novas instruções são transmitidas, algo que só foi possível devido às informações atualizadas do rastreamento.

Prevenção de erros

Na correria do cotidiano, é comum que motoristas cometam erros relacionados às rotas traçadas previamente. Nesse cenário, o rastreamento de cargas permite que a central de controle perceba isso e evite que esses desvios por engano gerem atrasos e outros problemas.

Assim, os motoristas são instruídos da melhor forma para voltar à rota de maneira segura e eficiente. Os dados relacionados ao trajeto são transmitidos, evitando que o problema se torne maior.

Otimização dos roteiros de viagem

O rastreamento faz a mesma função que os dispositivos de GPS levam para carros de passeio comum, tão presentes no dia a dia de todos. Essa tecnologia permite traçar boas rotas, otimizando ao máximo a viagem dos motoristas.

A longo prazo, isso significa menor tempo de entrega, menos desgaste do veículo e dos trabalhadores e, de modo geral, maior eficiência no trabalho. A logística da empresa tende a crescer, ganhando mais credibilidade diante do mercado.

Segurança para os motoristas

Os motoristas estão sempre sujeitos ao risco quando estão nas ruas, especialmente no Brasil, que tanto tem sofrido com a violência nas estradas. Roubos e sequestros são alguns dos problemas que podem ser rapidamente detectados e solucionados com a ajuda do rastreamento de cargas.

Esse mecanismo dá melhores condições de observação do trajeto e das rotas que os motoristas fazem durante todo o dia. Para eles, é uma sensação a mais de segurança saber que há alguém atento em uma central diante de qualquer suspeita de comportamento estranho da direção da carga.

Satisfação dos clientes

Com todas essas vantagens e ganhos estratégicos, o rastreamento proporciona, de modo geral, a satisfação dos clientes que contratam os serviços logísticos. Empresas que usam essa tecnologia são capazes de garantir maior agilidade nas entregas, garantindo a integridade de todos os volumes.

Isso gera um impacto muito positivo nas atividades da empresa e uma boa avaliação por parte dos clientes. Essa imagem fortalecida causa uma boa impressão no mercado e a tendência é que cada vez mais clientes se interessem pelo serviço.

Realizar o rastreamento de cargas nos dias de hoje é quase que uma obrigação para as empresas de logística. Abrir mão desse recurso é contar com a sorte e deixar de prestar todo o suporte ao motorista, além de perder muito em planejamento.

Que tal nos seguir em nossas redes sociais? Por lá você encontra mais informações e conteúdos como este! Facebook | Instagram | LinkedIn

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-